BATISMO NAS ÁGUAS


Autor: THALYSSON DE MOURA

“E eu, em verdade vos batizo com água, para o arrependimento” (Mt.3:11).

O QUE É O BATISMO E QUAL O SEU SIGNIFICADO?
A palavra Batismo vem do grego βαπτίζω (baptidzo), do verbo βάπτω(bapto)e do substantivo βάπτισμα (baptisma) e significa mergulhar, submergir, imergir, limpar ou purificar por lavagem. Portanto a forma bíblica para o batismo é a imersão em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (Mt.28:19). Aquele que batiza, no grego é o βαπτιστής (baptistes), Batizador ou Batista.[1,2,3].
O Cristão deve batizar-se, pois é um mandamento bíblico (Mc.16:15; Mt.28:19) e  uma manifestação pública de fé, arrependimento, mudança de vida e novo nascimento espiritual.

O BATISMO E O ARREPENDIMENTO DE PECADOS
João Batista apregoava o Batismo para arrependimento de pecados (Mt.3:11; Mc.1:4; Lc.3:3). O batismo está intimamente relacionado com o arrependimento.
ATENÇÃO: Nunca devemos confundir Arrependimento com Remorso.Remorso é um sentimento que consome a consciência e causa mal-estar psicológico, enquanto o arrependimento é uma atitude de mudança de vida e de comportamento em relação ao pecado.
Nunca, jamais, em hipótese nenhuma, arrependimento causa tristeza. Em (2Co.7:8-12), Paulo fala da tristeza produzida, acredito eu, pela primeira carta e dessa tristeza veio o arrependimento aos Coríntios. A tristeza causada por uma reprimenda divina pode produzir arrependimento, mas arrependimento nunca trás tristeza. Arrependimento trás alegria que contagia até os anjos de Deus e o Céu (Lc.15:7,10).
Remorso
A palavra remorso vem do latim medieval remorsum, que significa a dor provocada pela consciência.
Em latim, remorsum vem do verbo remordere, que significa voltar a morder, causar sofrimento prolongado ou repetido ou atacar de volta, no sentido de se vingar. Por exemplo, quando você morde sua língua pela segunda vez no mesmo lugar, causa muita dor. Da mesma forma, remordere tem o sentido de voltar a mexer em uma ferida, causando mais dor ou sofrimento. [4].

Portanto, remorso causa sofrimento, é um sentimento de autoflagelação psicológica que pode não levar a nenhuma melhoria de vida, a nenhum crescimento espiritual.

Arrependimento
A palavra grega para arrependimento é μετάνοια(metanoia) e significa uma mudança do modo de pensar e sentir; uma reversão [1,2]; mudança de mente (de um propósito que se tinha ou de algo que se fez) [3]. O verbo grego μετανοέω (metanoeo) significa arrepender-se; mudar a mente para melhor [3]; uma mudança de princípio e prática [2].
Arrependimento, para o pecador, é uma mudança de atitude, uma renúncia da vida pecaminosa e adesão a uma nova vida de obediência a Deus e a Sua Palavra.
O próprio Cristo, Aquele que nunca pecou (Hb.4:15), e da Sua boca jamais saiu engano (1Pe.2:21,22), se batizou para nos dar o exemplo (Mt.3:13-17; Mc.1:9-12; Lc.3:21,22; Jo.1:29-34). Ele não precisava de batismo para arrependimento de pecados, pois era puro, cordeiro sem mácula (Jo.1:29), mas se fez pecado (2Co.5:21), se fez maldito (Gl.3:13; Dt.21:23),  sofreu a pena, o castigo que nos trás a paz (Is.53) e rasgou a cédula de morte que era a nossa condenação e cravou-a na cruz (Cl.2:14). Então, se o próprio Cristo se batizou, para nos dar tal exemplo, nos batizemos também para sermos coparticipantes de Suas bênçãos espirituais.

O BATISMO E O NOVO NASCIMENTO
O batismo também é uma maravilhosa homilia da morte redentora de Jesus na cruz do Calvário, de Sua ressurreição e também do novo nascimento daquele que creu na pregação do Evangelho.
Nicodemos, um dos príncipes dos Judeus recebeu do Senhor uma maravilhosa explicação a esse respeito. Jesus disse que para vermos o Reino de Deus seria necessário nascermos de novo. Não um nascimento natural, mas espiritual, da água e do Espírito (Jo.3). Quem está em Cristo “nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co.5:17).
Paulo nos mostra um fabuloso retrato disso em (Rm.5:12-21; Rm.6). Ele diz que o crente de modo nenhum deve abusar da graça de Deus e viver pecando, pois morremos para o pecado e não podemos mais viver naquele para o qual morremos (Rm.6:1,2,15).
Fomos batizados em Cristo na Sua morte (Rm.6:3) e fomos “sepultados com Ele na morte pelo batismo”(Rm.6:4). A imersão, o ato de mergulhar, representa a morte com Cristo, a Crucificação redentora, a morte do crente para o mundo e para o pecado, a morte da velha natureza adâmica (Rm.6:4-23). O ato de emergir, de vir à tona, depois do mergulho representa a ressurreição de Cristo dentre os mortos e a novidade de vida do crente (Rm.6:4), uma nova conduta imitando o Senhor, vivendo para Deus  com os membros sendo utilizados como instrumentos de justiça (Rm.6:8,10,11,13). Somos batizados em Cristos e revestidos dEle (Gl.3:27).
Nascemos de novo no batismo, morremos para o mundo, assim como Jesus morreu na Cruz e ressuscitamos para Deus, assim como Jesus ressuscitou ao terceiro dia (Cl.2:12). Não vivemos mais como escravos do pecado, pois para ele morremos, vivemos em novidade de vida, arrependidos e esperançosos pela segunda vinda de Cristo e nossa reunião com Ele nos ares para ali vivermos para sempre em felicidade eterna que nenhum olho jamais viu, nem ouvido ouviu e nunca se manifestou ao coração de nenhum homem.

BATISMO NO ANTIGO TESTAMENTO
O significado do Batismo, no Velho Testamento, era purificação e remoção de pecados, “a imersão ritual em água [...] era um forte símbolo religioso e muito usado no judaísmo antigo” [5]. “No AT, os ritos de imersão eram associados com a preservação da pureza ritual, especialmente para os sacerdotes (Lv.15; 16:4,24).” [5].
Outro exemplo do AT é o batismo na nuvem e no mar (1Co.10:1-4). O Êxododo povo Hebreu do Egito em direção à Terra Prometida simboliza a conversão do pecador. O povo de Deus saiu de uma vida de escravidão sob o jugo de uma nação pecaminosa, imoral e idólatra, atravessou o Mar que foi dividido e abriu-se um caminho de terra seca pelo qual o povo passou a pé enxuto (Ex.14:15-31). O SENHOR ia adiante deles, “durante o dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho” (Ex.13:21,22; Nm.10:34; Nm.14:14; Dt.1:33).
O ensinamento que tiramos do batismo na nuvem e no mar é que, a morte para o pecado e a ressurreição para Deus, o novo nascimento e o arrependimento deve acontecer uma vez como foi na travessia do mar depois da fuga do Egito, como também existe um só batismo (Ef.4:5). Mas também, depois de batizados, devemos estar numa luta constante contra o pecado e os desejos da carne, nos arrependendo todos os dias, nos purificando, orando e clamando pelo perdão diário, pois assim como a nuvem estava presente todos os dias, como sinal de batismo para arrependimento de pecados, devemos estar em constante “batismo” de arrependimento e mudança de comportamento em direção a Deus.

REFERÊNCIAS
1.    Bíblia de Estudos Palavra-Chave: Hebraico e Grego.
2.    Léxico Analítico do Novo Testamento Grego – William D. Mounce.
3.    Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
4.    Dicionário Etimológico. Disponível em: <https://www.dicionarioetimologico.com.br/remorso/>.

5.    Batismo no mundo antigo- Bíblia de Estudos Arqueológica.

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