Autor: THALYSSON DE MOURA
“E eu, em verdade
vos batizo com água, para o arrependimento” (Mt.3:11).
O QUE É O BATISMO E
QUAL O SEU SIGNIFICADO?
A palavra Batismo
vem do grego βαπτίζω (baptidzo), do verbo βάπτω(bapto)e
do substantivo βάπτισμα (baptisma) e significa mergulhar,
submergir, imergir, limpar ou purificar por lavagem. Portanto a forma
bíblica para o batismo é a imersão em nome do Pai, Filho e Espírito
Santo (Mt.28:19). Aquele que batiza, no grego é o βαπτιστής
(baptistes), o Batizador ou Batista.[1,2,3].
O Cristão deve
batizar-se, pois é um mandamento bíblico (Mc.16:15; Mt.28:19) e uma
manifestação pública de fé, arrependimento, mudança de vida e novo nascimento
espiritual.
O BATISMO E O
ARREPENDIMENTO DE PECADOS
João Batista
apregoava o Batismo para arrependimento de pecados (Mt.3:11; Mc.1:4; Lc.3:3). O
batismo está intimamente relacionado com o arrependimento.
ATENÇÃO: Nunca devemos
confundir Arrependimento com Remorso.Remorso é
um sentimento que consome a consciência e causa mal-estar psicológico, enquanto
o arrependimento é uma atitude de mudança de vida e de
comportamento em relação ao pecado.
Nunca, jamais, em
hipótese nenhuma, arrependimento causa tristeza. Em (2Co.7:8-12), Paulo fala da
tristeza produzida, acredito eu, pela primeira carta e dessa tristeza veio o
arrependimento aos Coríntios. A tristeza causada por uma reprimenda divina pode
produzir arrependimento, mas arrependimento nunca trás tristeza. Arrependimento trás
alegria que contagia até os anjos de Deus e o Céu (Lc.15:7,10).
Remorso
A palavra remorso vem do latim medieval remorsum,
que significa a dor provocada pela consciência.
Em latim, remorsum vem do verbo remordere,
que significa voltar a morder, causar sofrimento prolongado ou
repetido ou atacar de volta, no sentido de se vingar. Por exemplo, quando você
morde sua língua pela segunda vez no mesmo lugar, causa muita dor. Da mesma
forma, remordere tem o sentido de voltar a mexer em uma
ferida, causando mais dor ou sofrimento. [4].
Portanto, remorso causa
sofrimento, é um sentimento de autoflagelação psicológica que pode não levar a
nenhuma melhoria de vida, a nenhum crescimento espiritual.
Arrependimento
A palavra grega
para arrependimento é μετάνοια(metanoia) e significa uma
mudança do modo de pensar e sentir; uma reversão [1,2]; mudança
de mente (de um propósito que se tinha ou de algo que se fez) [3]. O
verbo grego μετανοέω (metanoeo) significa arrepender-se;
mudar a mente para melhor [3]; uma mudança de princípio e
prática [2].
Arrependimento,
para o pecador, é uma mudança de atitude, uma renúncia da vida pecaminosa e
adesão a uma nova vida de obediência a Deus e a Sua Palavra.
O próprio Cristo,
Aquele que nunca pecou (Hb.4:15), e da Sua boca jamais saiu engano
(1Pe.2:21,22), se batizou para nos dar o exemplo (Mt.3:13-17; Mc.1:9-12;
Lc.3:21,22; Jo.1:29-34). Ele não precisava de batismo para arrependimento de
pecados, pois era puro, cordeiro sem mácula (Jo.1:29), mas se fez pecado
(2Co.5:21), se fez maldito (Gl.3:13; Dt.21:23), sofreu a pena, o castigo
que nos trás a paz (Is.53) e rasgou a cédula de morte que era a nossa
condenação e cravou-a na cruz (Cl.2:14). Então, se o próprio Cristo se batizou,
para nos dar tal exemplo, nos batizemos também para sermos coparticipantes de
Suas bênçãos espirituais.
O BATISMO E O NOVO
NASCIMENTO
O batismo também é
uma maravilhosa homilia da morte redentora de Jesus na cruz do Calvário, de Sua
ressurreição e também do novo nascimento daquele que creu na pregação do
Evangelho.
Nicodemos, um dos
príncipes dos Judeus recebeu do Senhor uma maravilhosa explicação a esse
respeito. Jesus disse que para vermos o Reino de Deus seria necessário nascermos
de novo. Não um nascimento natural, mas espiritual, da água e do
Espírito (Jo.3). Quem está em Cristo “nova criatura é: as coisas velhas já
passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co.5:17).
Paulo nos mostra um
fabuloso retrato disso em (Rm.5:12-21; Rm.6). Ele diz que o crente de modo
nenhum deve abusar da graça de Deus e viver pecando, pois morremos para o
pecado e não podemos mais viver naquele para o qual morremos (Rm.6:1,2,15).
Fomos batizados em
Cristo na Sua morte (Rm.6:3) e fomos “sepultados com Ele na morte pelo
batismo”(Rm.6:4). A imersão, o ato de mergulhar, representa a morte com
Cristo, a Crucificação redentora, a morte do crente para o mundo e para o
pecado, a morte da velha natureza adâmica (Rm.6:4-23). O ato de emergir,
de vir à tona, depois do mergulho representa a ressurreição de
Cristo dentre os mortos e a novidade de vida do crente (Rm.6:4), uma
nova conduta imitando o Senhor, vivendo para Deus com os membros sendo
utilizados como instrumentos de justiça (Rm.6:8,10,11,13). Somos batizados em
Cristos e revestidos dEle (Gl.3:27).
Nascemos de novo no
batismo, morremos para o mundo, assim como Jesus morreu na Cruz e ressuscitamos
para Deus, assim como Jesus ressuscitou ao terceiro dia (Cl.2:12). Não vivemos
mais como escravos do pecado, pois para ele morremos, vivemos em novidade de
vida, arrependidos e esperançosos pela segunda vinda de Cristo e nossa reunião
com Ele nos ares para ali vivermos para sempre em felicidade eterna que nenhum
olho jamais viu, nem ouvido ouviu e nunca se manifestou ao coração de nenhum
homem.
BATISMO NO ANTIGO
TESTAMENTO
O significado
do Batismo, no Velho Testamento, era purificação e remoção de
pecados, “a imersão ritual em água [...] era um forte símbolo religioso e muito
usado no judaísmo antigo” [5]. “No AT, os ritos de imersão eram associados com
a preservação da pureza ritual, especialmente para os sacerdotes (Lv.15;
16:4,24).” [5].
Outro exemplo do AT
é o batismo na nuvem e no mar (1Co.10:1-4). O Êxododo
povo Hebreu do Egito em direção à Terra Prometida simboliza a conversão do
pecador. O povo de Deus saiu de uma vida de escravidão sob o jugo de uma nação
pecaminosa, imoral e idólatra, atravessou o Mar que foi dividido e abriu-se um
caminho de terra seca pelo qual o povo passou a pé enxuto (Ex.14:15-31). O
SENHOR ia adiante deles, “durante o dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los
pelo caminho” (Ex.13:21,22; Nm.10:34; Nm.14:14; Dt.1:33).
O ensinamento que
tiramos do batismo na nuvem e no mar é que, a morte para o
pecado e a ressurreição para Deus, o novo nascimento e o arrependimento deve
acontecer uma vez como foi na travessia do mar depois da fuga do Egito, como
também existe um só batismo (Ef.4:5). Mas também, depois de batizados, devemos
estar numa luta constante contra o pecado e os desejos da carne, nos
arrependendo todos os dias, nos purificando, orando e clamando pelo perdão
diário, pois assim como a nuvem estava presente todos os dias,
como sinal de batismo para arrependimento de pecados, devemos
estar em constante “batismo” de arrependimento e mudança de comportamento em
direção a Deus.
REFERÊNCIAS
1. Bíblia de
Estudos Palavra-Chave: Hebraico e Grego.
2. Léxico
Analítico do Novo Testamento Grego – William D. Mounce.
3. Léxico
Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
5. Batismo no
mundo antigo- Bíblia de Estudos Arqueológica.
Comentários
Enviar um comentário