Autor: THALYSSON DE MOURA
“Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que
ficarmos vivos, seremosarrebatados juntamente com eles nas
nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o
Senhor” (1Ts.4:16,17).
O termo "seremos
arrebatados" ᾁρπάζω (harpadzo), em
(1Ts.4:17), é derivado de αἱρέομαι (haireomai),tomar para si,
apanhar, preferir, eleger ou escolher [1], e significa agarrar,
capturar, alcançar, arrancar, puxar, tomar (à força), apoderar-se de algo com
avidez, apropriar-se, carregar repentinamente para longe, transportar
apressadamente [1, 2, 3].
REGRAS SIMPLES DA
EXEGESE BÍBLICA
Ao interpretarmos
um texto das Escrituras Sagradas devemos levar em consideração todo o conjunto
e nunca interpretarmos excertos isoladamente. Devemos ler várias versões para
uma compreensão mais ampla e, se possível, recorrer à língua original e a
Dicionários Bíblicos.
As regras mais
importantes são:
1. Bíblia interpreta
Bíblia – Excertos das Escrituras Sagradas servem para interpretar outros que
esteja falando do mesmo tema. Podemos também utilizar outras fontes secundárias
para a melhor compreensão como Textos Históricos ou Livros
Teológicos confiáveis.
2. Texto claro
interpreta texto obscuro – Devemos utilizar os textos mais
claros na interpretação de textos mais intrincados. Nunca devemos fazer o
contrário, ou seja, utilizar textos obscuros para criar falsos problemas em
textos que já estão nítidos.
QUANDO SERÁ O
ARREBATAMENTO DA IGREJA?
Será na Segunda
Vinda de Cristo. Nada de duas fases. A Bíblia só fala de uma segunda vinda, se
esta fosse dividida em duas fases seriam três vindas e não duas. Não há
embasamento bíblico para essa teoria. A data certa ninguém sabe, mas sabemos
que a Segunda Vinda de Cristo e o Arrebatamento da Igreja serão um único
evento. Vejam a maravilhosa Explicação do Dr. Rodrigo Silva sobre Arrebatamento (O FIM DO MUNDO (Rodrigo Silva).
Jesus ao ser
interrogado pelos discípulos, em (Mt.24; Mc.13; Lc.21), sobre a Destruição
do Templo, o sinal da Sua vinda, e da consumação dos séculos (Mt.24:3),
responde que aconteceria o Princípio das Dores, a Grande Tribulação e a
Vinda do Filho do Homem. Depois dessa segunda vinda não haveria uma
Grande Tribulação, como pregam os Dispensacionalistas (Ler artigo: A GRANDE
TRIBULAÇÃO (I)).
A Vinda do Filho do
Homem será depois da Grande Tribulação, que aconteceu no séc. I.: “Logo
em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua
claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão
abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da
terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com
poder e muita glória” (Mt.24:29,30, também: Mc.13:24-26; Lc.21:25-27).
Vejamos o que diz o
apóstolo Paulo sobre a vinda do nosso Senhor Jesus e a nossa reunião
com ele (ou seja, Arrebatamento): “Ninguém, de nenhum modo, vos
engane, porque isso não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja
revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se
levanta contra tudo que se chama Deus ou se é objeto de culto, a ponto de assentar-se
no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (1Ts.2:3,4). Dessa
forma a teoria do Arrebatamento Pré-Tibulacionista é uma falácia grosseira que
distorce completamente os textos bíblicos.
Jesus disse, em
(Mt.24:34; Mc.13:30; Lc.21:32), que todas aquelas coisas, aconteceriam antes
que se passasse aquela geração (uma geração, para os judeus era 40 anos), mas
a Vinda do Filho do Homem, essa ninguém saberia quando aconteceria,
nem os anjos dos céus, nem o Filho do Homem, mas unicamente o Pai (Mt.24:36;
Mc.13:32). Em todos os Evangelhos sinóticos a vinda do Filho do Homem é depois
da Grande Tribulação e não aparece nem o mínimo sinal de um arrebatamento
pretribulacional, muito pelo contrário, ocorre na vinda de Jesus e seus anjos
levando os seus escolhidos para o Céu após a Grande Tribulação.
COMO SERÁ O
ARREBATAMENTO DA IGREJA
A Segunda Vinda de
Cristo para arrebatar a Sua Igreja será em uma única etapa. Todo olho o verá
(Ap.1:7) e “assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente,
assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt.24:27). Nada de duas etapas:
“Então aparecerá no
céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o
Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Ele
enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os
seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”
(Mt.24:30,31, também: Mc.13:26,27).
Seremos arrebatados (agarrados,
capturados, arrancados, tomados à força com avidez, carregados repentinamente
para longe, transportados apressadamente), na segunda vinda de Cristo pelos
anjos para encontrarmo-nos com o Senhor nos ares. Essa estória de que
iremos sumir e ficar só as roupas, e que carros e aviões
estarão desgovernados sem pilotos é lorota.
É certo que apenas
os que forem fiéis a Deus, seus filhos por adoção, serão arrebatados na Segunda
Vinda: “Então, estarão dois no campo, um será tomado, e deixado o outro,
duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra”
(Mt.24:40,41). “Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será
tomado, e o outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e
outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será
deixado” (Lc.17:34-36).
Textos das
Epístolas paulinas sobre o Arrebatamento
Os textos a seguir
mostram um enfoque do apóstolo Paulo sobre alguns aspectos do arrebatamento. O
intuito do Apóstolo, nesses textos, foi consolar e exortar a Igreja sobre
algumas heresias e não criar uma nova doutrina do arrebatamento diferente
daquela que já está dada nos Evangelhos. Paulo disse que se ele mesmo, ou até
um anjo pregasse algo diferente do Evangelho seria maldito (Gl.1:6-9).
Em (1Co.15), Paulo
enfoca o Arrebatamento da Igreja sobre um ponto de vista: Combater a heresia da
não-ressurreição (1Co.15), Paulo apregoa aos irmãos de Corinto a esperança da
ressurreição dos que morreram em Cristo e a transformação do nosso corpo em um
corpo incorruptível e imortal.
Em (1Ts.4), Paulo
consola os irmãos de Tessalônica, também sobre a ressurreição dos mortos.
Falando que os vivos não serão arrebatados antes dos mortos, mas que os mortos
ressuscitarão primeiro e todos irão juntos para o Céu, tanto os ressuscitados
quanto os que estiverem vivos. Termina o capítulo dizendo: “Consolai-vos, pois,
uns aos outros com essas palavras” (1Ts.4:18).
Esses textos das
epístolas paulinas devem ser interpretados à luz dos Evangelhos, pois o que
está escrito lá está perfeitamente nítido. Não devemos distorcer o texto dos
Evangelhos dizendo que o arrebatamento será súbito em uma primeira etapa da
segunda vinda de Cristo, como fazem os Dispensacionalistas. Sobre esses falsos
mestres e teólogos que interpretam mal as Epístolas Paulinas, já nos advertia o
apóstolo Pedro: "[...] o nosso amado irmão Paulo vos ecreveu,
segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de
fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas
coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam,
como também deturpam as demais Escrituras, para a própria
destruição deles" (1Pe.3:16).
REFERÊNCIAS
1. Bíblia
de Estudos Palavras-Chave Hebraico e Grego.
2. Léxico
Analítico do Novo Testamento Grego – William D. Mounce.
3. Léxico
Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
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