O ARREBATAMENTO DA IGREJA


Autor: THALYSSON DE MOURA

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremosarrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts.4:16,17).
O termo "seremos arrebatados"  ᾁρπάζω (harpadzo), em (1Ts.4:17), é derivado de αἱρέομαι (haireomai),tomar para si, apanhar, preferir, eleger ou escolher [1], e significa agarrar, capturar, alcançar, arrancar, puxar, tomar (à força), apoderar-se de algo com avidez, apropriar-se, carregar repentinamente para longe, transportar apressadamente [1, 2, 3].

REGRAS SIMPLES DA EXEGESE BÍBLICA
Ao interpretarmos um texto das Escrituras Sagradas devemos levar em consideração todo o conjunto e nunca interpretarmos excertos isoladamente. Devemos ler várias versões para uma compreensão mais ampla e, se possível, recorrer à língua original e a Dicionários Bíblicos.
As regras mais importantes são:
1.     Bíblia interpreta Bíblia – Excertos das Escrituras Sagradas servem para interpretar outros que esteja falando do mesmo tema. Podemos também utilizar outras fontes secundárias para a melhor compreensão como Textos Históricos ou Livros Teológicos confiáveis.
2.     Texto claro interpreta texto obscuro – Devemos utilizar os textos mais claros na interpretação de textos mais intrincados. Nunca devemos fazer o contrário, ou seja, utilizar textos obscuros para criar falsos problemas em textos que já estão nítidos.

QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA?
Será na Segunda Vinda de Cristo. Nada de duas fases. A Bíblia só fala de uma segunda vinda, se esta fosse dividida em duas fases seriam três vindas e não duas. Não há embasamento bíblico para essa teoria. A data certa ninguém sabe, mas sabemos que a Segunda Vinda de Cristo e o Arrebatamento da Igreja serão um único evento. Vejam a maravilhosa Explicação do Dr. Rodrigo Silva sobre Arrebatamento (O FIM DO MUNDO (Rodrigo Silva).
Jesus ao ser interrogado pelos discípulos, em (Mt.24; Mc.13; Lc.21), sobre a Destruição do Templo, o sinal da Sua vinda, e da consumação dos séculos (Mt.24:3), responde que aconteceria o Princípio das Dores, a Grande Tribulação e a Vinda do Filho do HomemDepois dessa segunda vinda não haveria uma Grande Tribulação, como pregam os Dispensacionalistas (Ler artigo: A GRANDE TRIBULAÇÃO (I)).
A Vinda do Filho do Homem será depois da Grande Tribulação, que aconteceu no séc. I.: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt.24:29,30, também: Mc.13:24-26; Lc.21:25-27).
Vejamos o que diz o apóstolo Paulo sobre a vinda do nosso Senhor Jesus e a nossa reunião com ele (ou seja, Arrebatamento): “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isso não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou se é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (1Ts.2:3,4). Dessa forma a teoria do Arrebatamento Pré-Tibulacionista é uma falácia grosseira que distorce completamente os textos bíblicos.
Jesus disse, em (Mt.24:34; Mc.13:30; Lc.21:32), que todas aquelas coisas, aconteceriam antes que se passasse aquela geração (uma geração, para os judeus era 40 anos), mas a Vinda do Filho do Homem, essa ninguém saberia quando aconteceria, nem os anjos dos céus, nem o Filho do Homem, mas unicamente o Pai (Mt.24:36; Mc.13:32). Em todos os Evangelhos sinóticos a vinda do Filho do Homem é depois da Grande Tribulação e não aparece nem o mínimo sinal de um arrebatamento pretribulacional, muito pelo contrário, ocorre na vinda de Jesus e seus anjos levando os seus escolhidos para o Céu após a Grande Tribulação.

COMO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
A Segunda Vinda de Cristo para arrebatar a Sua Igreja será em uma única etapa. Todo olho o verá (Ap.1:7) e “assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt.24:27). Nada de duas etapas:
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt.24:30,31, também: Mc.13:26,27).
Seremos arrebatados (agarrados, capturados, arrancados, tomados à força com avidez, carregados repentinamente para longe, transportados apressadamente), na segunda vinda de Cristo pelos anjos para encontrarmo-nos com o Senhor nos ares. Essa estória de que iremos sumir e ficar só as roupas, e que carros e aviões estarão desgovernados sem pilotos é lorota.
É certo que apenas os que forem fiéis a Deus, seus filhos por adoção, serão arrebatados na Segunda Vinda: “Então, estarão dois no campo, um será tomado, e deixado o outro, duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra” (Mt.24:40,41). “Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado” (Lc.17:34-36).

Textos das Epístolas paulinas sobre o Arrebatamento
Os textos a seguir mostram um enfoque do apóstolo Paulo sobre alguns aspectos do arrebatamento. O intuito do Apóstolo, nesses textos, foi consolar e exortar a Igreja sobre algumas heresias e não criar uma nova doutrina do arrebatamento diferente daquela que já está dada nos Evangelhos. Paulo disse que se ele mesmo, ou até um anjo pregasse algo diferente do Evangelho seria maldito (Gl.1:6-9).
Em (1Co.15), Paulo enfoca o Arrebatamento da Igreja sobre um ponto de vista: Combater a heresia da não-ressurreição (1Co.15), Paulo apregoa aos irmãos de Corinto a esperança da ressurreição dos que morreram em Cristo e a transformação do nosso corpo em um corpo incorruptível e imortal.
Em (1Ts.4), Paulo consola os irmãos de Tessalônica, também sobre a ressurreição dos mortos. Falando que os vivos não serão arrebatados antes dos mortos, mas que os mortos ressuscitarão primeiro e todos irão juntos para o Céu, tanto os ressuscitados quanto os que estiverem vivos. Termina o capítulo dizendo: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com essas palavras” (1Ts.4:18).
Esses textos das epístolas paulinas devem ser interpretados à luz dos Evangelhos, pois o que está escrito lá está perfeitamente nítido. Não devemos distorcer o texto dos Evangelhos dizendo que o arrebatamento será súbito em uma primeira etapa da segunda vinda de Cristo, como fazem os Dispensacionalistas. Sobre esses falsos mestres e teólogos que interpretam mal as Epístolas Paulinas, já nos advertia o apóstolo Pedro: "[...] o nosso amado irmão Paulo vos ecreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles" (1Pe.3:16).

REFERÊNCIAS
     1.      Bíblia de Estudos Palavras-Chave Hebraico e Grego.
     2.     Léxico Analítico do Novo Testamento Grego – William D. Mounce.
     3.     Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.


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