TRINDADE: Refutando algumas doutrinas das Testemunhas de Jeová e dos Unicistas


Autor: THALYSSON DE MOURA

“E o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e euviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido” (Lc.3:22).

1.     INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo é prático, expor a doutrina da TRINDADE, tentando dar um norte eficaz contra a falsa doutrina Arianista das Testemunhas de Jeová (T.J.) e contra os Unicistas (ex. Grupo Voz da Verdade) acerca da Divindade. Exporemos as Escrituras e o que nelas contém acerca do assunto. Atenção, compare todos os versículos com a Tradução (Distorção) do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (T.N.M.). A tradução utilizada como base será Almeida Revista e Corrigida (A.R.C.).
Não desejo litígio com as (T.J.) que andam de casa em casa apregoando sua “fé”, pois elas são vítimas dos ideólogos da Doutrina. A minha briga é contra o Diabo, esse que inspirou os Tradurores do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, estes que distorcerem e adulterarem a Palavra de Deus. Os pobres coitados, pais e mães de família e até jovens e crianças, que acreditam, seduzidos por uma doutrina “bíblica”, achando que estão corretos, até defendem veementemente a MENTIRA achando que é verdade. Devemos avisá-los, com educação, do mal que estão seguindo, apresentar-lhes a Verdade e esperar que eles decidam se a seguirão ou continuarão na mentira, como sugeriu o SENHOR ao profeta Ezequiel[1].
O texto apresentará argumentos seguindo uma sequência lógica dos mais frágeis para os mais sólidos para ratificar a inconsistência dessas teorias heréticas das T.J. e dos Unicistas.
As palavras em grego que aparecerem no texto serão apresentadas da seguinte forma (Palavra- transliteração).
A quantidade de heresias da seita das T.J. é enorme, este pequeno estudo limitou-se apenas a esse tema: TRINDADE, apesar de não abarcá-lo completamente.

1.     O QUE PENSAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E OS UNICISTAS
Breve resumo da crença das T.J e dos Unicistas sobre a Divindade.

1.1.          TESTEMUNHAS DE JEOVÁ (T.J.)
Acreditam que apenas o Pai (Jeová) é Deus. Jesus (Filho) não é Deus e sim o Arcanjo Miguel, pois Ele descerá do céu com voz de arcanjo (1 Ts. 4:16). Em O que a Bíblia Realmente Ensina? (p.87,218,219), afirmam que “Miguel é outro nome de Jesus Cristo, antes e depois de sua vida na terra” (p.218) e “Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial” (p.219).
O versículo (1Ts.4:16), em si, não afirma que Jesus é o Arcanjo, apenas que descerá com voz de arcanjo. Além de forçarem a barra nesse versículo, esquecem-se do que fala a Palavra: “Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será Filho?” (Hb. 1:5). Muito pelo contrário, a Palavra diz: “[...] todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb. 1:6).
Afirmam também que o Espírito Santo não é Deus e nem é uma pessoa, é apenas a força ativa de Deus.
Esta doutrina é baseada em Ário. Próximo ao início do século IV, Ário “afirmava que Cristo era um anjo criado.” (PFEIFFER et al, 2007. 1966 p.). E também “Os arianos sustentaram que o Filho nem sempre tinha existido, o Filho ou a Palavra é uma criatura, uma obra, não o mesmo, em essência, com o Pai e, portanto, não era o verdadeiro Deus.” (PFEIFFER et al, 2007. 1966 p.).
 Atanásio combateu o arianismo. Segundo (PFEIFFER et al, 2007), em seus argumentos, Atanásio não utilizou nem a linguagem, nem conceitos da filosofia grega, eles eram completamente bíblicos. Ário, ao contrário utilizava argumentos pagãos para defender sua teoria.
As T.J. retrocederam no tempo adotando o Arianismo, uma doutrina do século IV, muito mais do que desmentida. Ou seja, estão 17 séculos atrasados no conhecimento acerca da Divindade.

1.2.          UNICISTAS
Acreditam que tanto o Pai, o Fiho (Jesus), o Espírito Santo são Deus, porém são uma única pessoa.
Vejamos no que crê o grupo Voz da Verdade e o que dizem em seu próprio site:
O QUE O MINISTÉRIO VOZ DA VERDADE PREGA E CRÊ, COM BASE NA BÍBLIA SAGRADA.
O ÚNICO DEUS
O Ministério Voz da Verdade crê que existe UM SÓ DEUS, e não TRÊS DEUSES.
Um só Deus, se manifestando de várias formas: como PAI, criador do mundo, como FILHO, veio resgatar o homem do pecado e como ESPÍRITO SANTO está atuando hoje em nossas vidas.
Deus disse: A minha glória, Eu não dou a outrem. Ele a deu para JESUS? Porque tudo é feito em nome de JESUS: expulsar os demônios, curar os enfermos, falar novas línguas, o batismo nas águas; JESUS disse "Ide e batizai em nome do PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO" e os apóstolos obedecendo sua ordem (com entendimento que JESUS ERA O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO), batizaram em nome de JESUS. Está escrito: TODO JOELHO SE DOBRARÁ DIANTE DE JESUS.
A Bíblia é bem clara, DEUS É UM,(na gramática :é-verbo ser na 3a pessoa do singular),se Ele é um, não pode ser 3 pessoas ainda diferentes com personalidades diferentes?
OU ELE É UM OU NÃO É. Se são 3 pessoas distintas com personalidades não podem ser UMA.

2.     A DOUTRINA DA TRINDADE
Quero salientar que a TRINDADE é uma doutrina muito difícil de entender e exige muita cautela, estudo, meditação e oração.
 A palavra Trindade foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo; e, em sua forma latina, por Tertuliano.
O credo Atanasiano assim se expressa acerca da doutrina da Santíssima Trindade: ‘Adoramos um Deus em trindade, e a trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a substância’(ANDRADE, p.279).

Há um Único Deus, em três pessoas distintas, diferentes em personalidade, porém iguais em Divindade.
De acordo com o grande erudito Benjamim Warfield: “Há um só Deus verdadeiro, mas que na unidade da Divindade existem três Pessoas co-eternas e co-iguais, iguais em substância, mas distintas em subsistência.” (WARFIELD, 3 p.).
Segundo o excelente Dicionário Bíblico Wycliffe da CPAD, sobre a doutrina da Trindade temos uma “verdadeira e completa divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mantendo uma distinção de pessoas; em outras palavras, há três pessoas em um único Deus.”. (PFEIFFER et al, 2007. 1968 p.).
“Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29”. (CREMOS da Igreja Evangélica Assembleia de Deus).
Trindade Santa: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Então, são três Deuses? Não, são três pessoas distintas, mas um só DEUS VERDADEIRO. Trata-se de um mistério - o mistério da Santíssima Trindade, embora a Bíblia Sagrada assim não especifique. Todavia, é bastante clara a esse respeito. (FILHO, 2015).

A doutrina da Trindade não surgiu do dia para a noite. A divindade foi muito estudada e muito discutida até chegar a esta teoria, que, na minha opinião é a que melhor se encaixa nas Escrituras e não apresenta contradições Bíblicas.

2.1.          ÚNICO DEUS
Este é o ponto de convergência das três doutrinas apresentadas, é a crença em um único Deus verdadeiro, ou seja, Monoteísmo. (Dt. 6: 4; Mc. 12: 29; Gl. 3: 20; Is. 43: 10).

3.     REFUTANDO A TEORIA DAS T.J.
Este capítulo nos mostra a fragilidade da doutrina das T.J. É uma doutrina de isopor, de brinquedo, que por si só é autodestrutiva e não se sustenta de forma nenhuma.

3.1.          A DIVINDADE DE CRISTO
          3.1.1.  O Verbo era [UM] deus
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo. 1:1).
Porém na versão T.N.M. “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era [um] deus.”. (Jo. 1:1- T.N.M.).
No final da sua Bíblia, as T.J. colocam uma pequena explicação com letras miúdas sobre as palavras entre colchetes:
 “[] Os colchetes enceram palavras inseridas para complementar o sentido em português.”, ou seja as palavras ente colchetes na Bíblia das T.J. não existem, foram colocadas para que a Bíblia se encaixasse em suas teorias heréticas, ou seja, um adultério da Palavra.
εν αρχη ην ὁ λόγος και ὁ λόγος ην προς τον θεόν και θεος ην ὁ λόγος” (Jo.1:1).
No grego, não aparece artigo definido () antes da palavra Deus (θεὸς- Theós), apenas antes da palavra Verbo (λόγος- Logos), ou seja, O Verbo (ὁ λόγος - O Logos). Quando isso acontece no grego, quando o nome é usado sem o artigo definido (), temos o seguinte:
Em grego, quando o narrador queria indicar ou designar uma pessoa ou objeto, ele usava o artigo; mas quando queria reforçar uma qualidade ou natureza dos mesmos, ele excluía o artigo. Portanto a tradução literal de (João 1:1) seria: “E o Verbo era da mesma natureza ou qualidade de Deus’”. (PFEIFFER et al, 2007. 1967, 1968 p.).

          3.1.2.  DEUS resgatou a Sua Igreja com SEU PRÓPRIO SANGUE.
[...] para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue.” (At. 20: 28).
Na versão das T.J. temos: “[...] para pastorear a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue de seu próprio [Filho].” (At. 20: 28- T.N.M., grifo nosso). Mais uma vez vemos aí uma grande falsificação (ou adulteração) da Palavra de Deus. A palavra [Filho] foi acrescentada para encaixar o texto bíblico em sua “doutrina”.
O versículo é bem claro. Vamos ver também no original Grego:
προσέχετε ουν εαυτοις και παντιτω ποιμνίω εν ω υμας το πνευμα το αγιον εθετο επισκόπους ποιμαίνειν την εκκλησίαν του θεου ην περιεποιησατο δια του ιδίου αιματος” (At.20:28).
O texto grego original é bem traduzido pela versão (A.R.C.): Deus resgatou (comprou ou adquiriu) a sua igreja com seu próprio sangue. Em nenhum lugar do versículo vemos a Palavra Filho (υἱός- Uiós).
Quem nos resgatou com seu próprio sangue morrendo na Cruz? JESUS (DEUS).
(Gl. 3: 13,14) - Jesus nos resgatou se fazendo maldição por nós;
(Gl. 4:4,5) - Deus enviou seu Filho para resgatar os que estavam debaixo da Lei.
(2    Pe. 2:1) - o Senhor nos resgatou.

          3.1.3.  JESUS foi Adorado
 No grego: (προσκυνέω- Proskunéo) - pode significar tanto adorar, cultuar ou prestar homenagem.
Esse verbo é utilizado tanto a Deus (Pai), quanto a Jesus (Filho), porém quando é utilizado pra Jesus a (T.N.M.) retrata como prestar homenagem e quando diz respeito ao Pai eles traduzem como adorar. Vejamos alguns exemplos do emprego desse verbo.

a)    PARA JESUS - (T.N.M.- traduz: Prestar homenagem)
(Mt. 2: 2, 8, 11) - Os magos do oriente vieram adorar (ou prestar homenagem) a Jesus e quando o encontraram em casa o adoraram (ou prestaram-lhe homenagem).
(Mt. 20: 20) - A mãe dos filhos de Zebedeu adora (ou presta homenagem) a Jesus.
(Lc. 24: 52) - Quando Jesus subiu ao céu, seus discípulos o adoraram (prestraram-lhe homenagem).
(Hb. 1: 6) - Todos os anjos de Deus o adorem (lhe prestem homenagem).

b)    PARA CORNÉLIO E PEDRO - (T.N.M.- traduz: Prestar homenagem)
(At. 10: 25, 26) - Cornélio prostrou-se e adorou (prestou homenagem) a Pedro. Porém Pedro não se deixou ser adorado (homenageado), muito pelo contrário, ele disse: “Levanta-te, que eu também sou homem.” (At. 10: 26).

c)     PARA DEUS (PAI, JEOVÁ) - (T.N.M.- Adorar)
(Lc. 4: 7,8); (Mt. 4: 9,10) - A tentação de Jesus no deserto por Satanás. Satanás diz: Se tu me adorares (prestar-me homenagem), tudo será teu. Jesus responde: Adorarás (prestarás homenagem) ao Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás.
(Jo. 4: 20-24) - Uma enxurrada do verbo adorar (prestar homenagem) ao Pai.
O mesmo verbo adorar é utilizado tanto para o Pai quanto para o Filho (Jesus), somente devemos adorar (prestar homenagem/ προσκνέω) a Deus. Pedro nos deu um exemplo disso quando rejeitou a adoração (prestação de homenagem) de Cornélio.

          3.1.4.  Jesus é Deus, Ele é Divino
Porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina.” (Cl. 2: 9- T.N.M.).
Ele é a imagem do Deus invisível [...]” (Cl. 1: 15).
(Fl. 2: 6-11) - Jesus em forma de Deus e ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos no Céu, na Terra, e dos debaixo do chão e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Se ajoelhar perante um anjo, como fez João, não pode. Então todos podem se ajoelhar perante Jesus? A resposta é: Só se Ele for Deus.
(Is. 9: 6) - Jesus é o nosso Deus Forte.
Quando Tomé vê Jesus vivo após a ressurreição, ele diz claramente: Senhor meu e Deus meu. [...] Tomé disse-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo. 20: 26).
(Ap. 22: 8,9) - Em Apocalipse João se prostra ao anjo, porém ele rejeita adoração de João.
(At. 9-15) - Paulo e Barnabé são comparados a Júpiter e Mercúrio (Zeus e Hermes), mas os apóstolos rasgaram suas vestes dizendo: “Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões.” (At. 14:15). Ou seja, não aceitaram adoração.
(At. 10: 25,26) - Pedro não aceita a adoração de Cornélio.
Apenas Jesus aceitou adoração (prestação de homenagem), apenas Jesus aceitou ser chamado de Deus.

3.2.          PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo (ou Espírito de Deus) é uma pessoa e não apenas uma “Força ativa de Deus” como dizem as (T.J.). Nesse ponto faremos um estudo usando a própria tradução (T.N.M.) e veremos a divergência entre a doutrina deles e sua própria “Tradução” da Bíblia.

          3.2.1.  O Espírito Santo Sabe
[...] ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus.”. (1 Co. 2: 11- T.N.M). O Espírito de Deus sabe, conhece, então Ele tem inteligência, intelecto. Uma Força não pode ter intelecto e não pode saber ou conhecer.
          3.2.2.  O Espírito Santo se Entristece
Também, não contristeis o espírito santo de Deus [...]” (Ef. 4: 30- T.N.M.). O Espírito Santo se entristece. Eu nunca vi uma Força se entristecer, apenas pessoas (entes com personalidade) se entristecem, ou se contristam.
          3.2.3.  O Espírito Santo Ensina
“Mas o ajudador, o espírito santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar todas as coisas que eu vos disse.” (Jo. 14: 26- T.N.M.). O Espírito Santo ensina. Uma Força não pode ensinar, apenas uma pessoa (com personalidade, e inteligência) pode ensinar.
          3.2.4.  O Espírito Santo Fala
O Espírito Santo fala: (At. 10:19); (At. 13: 2); (At. 20: 23); (At. 21: 11); (At. 28: 25). Eu nunca vi na minha vida uma Força falar (com alguma inteligência). Força não fala, apenas pessoas falam com algum sinal de intelecto.
Com esses versículos fica claro que essa teoria da Força ativa de Deus das T.J. é uma falácia das mais rasteiras possíveis. Dessa vez os ideólogos T.J. esqueceram de adulterar, perdão, “corrigir” os Textos Sagrados. Quem sabe na próxima versão vem a distorção, perdão, “correção” dos textos originais para encaixá-los em sua doutrina.

3.3.         DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
Vejamos agora algumas evidências bíblicas da Divindade do Espírito Santo:

Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como na provação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.” (Hb. 3: 7-11).

Quem foi tentado pelo povo no deserto? Quem fez as obras por 40 anos? Quem se indignou contra o povo e disse que eles não entrariam no seu repouso? A resposta é Deus. Então o Espírito Santo é Deus.
Outra evidência da Divindade do Espírito Santo é que nosso corpo é Templo do Espírito Santo e Templo de Deus.

O Espírito de Deus reside em nós- “Então, se morar em vós o espírito daquele que levantou a Jesus dentre os mortos, aquele que levantou a Cristo dos mortos também vivificará os vossos corpos mortais por intermédio do seu espírito que reside em vós.” (Rm. 8: 11- T.N.M.).

Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo- “O que! Não sabeis que o corpo de vós [em conjunto] é [o] templo do espírito santo [...]” (1 Co. 6: 19- T.N.M.).
Nós somos Templo de Deus e o Espírito de Deus mora em nós- “Não sabeis que vós sois o templo de Deus e que o espírito de Deus mora em vós [...]” (1 Co. 3: 16,17- T.N.M.).
[...] Pois nós somos templo dum Deus vivente [...]” (2 Co. 6: 16- T.N.M.).
Ananias e Safira mentiram (trapacearam) ao Espírito Santo, mentiram (trapacearam) a Deus. “[...] Ananias, por que te afoitou Satanás a trapacear o espírito santo [...] Trapaceaste, não a homens, mas a Deus.” (At. 5: 3-4- T.N.M.).
Depois de todos esses argumentos, você, T.J., ainda não está convencido de que o Espírito Santo é Deus? Não?! Então vou finalizar este ponto comparando os textos de (Is. 6: 8-10) e (At. 28: 25-27) na própria versão “Distorção” do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, perdão, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

E comecei a ouvir a voz de Jeová, dizendo: ‘A quem enviarei e quem irá por nós?’ E eu passei a dizer: ‘Eis-me aqui! Envia-me.’ E ele prosseguiu dizendo: Vai, ‘Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento. Torna embotado o coração desse povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura’’ (Is. 6: 8-10).

Assim, visto haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único comentário: “O espírito santo falou aptamente por intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, dizendo: ‘Vai a este povo e dize: “Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.”’” (At. 28: 25-27).
E agora seus (T.J.)? Como negar a Divindade do Espírito Santo? Ele é Deus. O Espírito Santo é Deus e negar isso é negar a veracidade da Bíblia Sagrada.
Na verdade em (Isaias 6: 8) o nome correto onde está escrito “Jeová” é Adonai e não o tetragrama YHVH, mas eles acham de colocar o nome Jeová em todo lugar que acham necessário.[2] Vai entender a cabeça desses “Tradutores”. Eles tropeçam e caem sozinhos, não precisa nem empurra-los basta um sopro que a queda deles é grande.

4.     RESPOSTAS A ALGUMAS OBJEÇÕES À DIVINDADE DE CRISTO
Como sabemos, em nossa vida nem tudo são flores, chegou a hora dos espinhos. Se não houvessem objeções a Teoria da Trindade seria universalmente aceita. Porque existem essas oposições a essa teoria? A resposta é que as T.J. se aproveitam de textos ambíguos ou de entendimento obscuro para formularem uma teoria herética. Bem falou o apóstolo Pedro sobre essas pessoas. (2 Pe. 3: 16).
Um dos Princípios da Hermenêutica é:
Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia.  A Escritura é a sua própria intérprete. Este princípio vem da Reforma Protestante, que declarava Sola Scriptura, isto é, só a Bíblia. O sentido mais claro e mais fácil de uma passagem explica outra com sentido mais difícil e mais obscuro.

Como gosta de dizer o grande teólogo piauiense, José Pereira Filho: A Bíblia interpreta a própria Bíblia: parte-se daquilo que está claro para entender o que obscuro” e não o contrário. Pegar um texto com sentido obscuro para confundir os que estão claros, o que não faz o menor sentido.

4.1.         JESUS É O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS
Jesus é “[...] o princípio da criação de Deus.” (Ap.3: 14). Não diz que Jesus foi criado, e sim que Ele é o Princípio (ἡ αρχὴ) da Criação de Deus. [3]

και τω αγγγελω της εκκλησίας λαοδικων γραψον ταδε λεγει ο αμην ο μαρτυς ο πιστος και αληθινος η αρχη της κτίσεως του θεου” (Ap.3:14).
(ἡ αρχὴ- É Arché) - Essa palavra pode significar:  O Princípio, O Início, A Chefia, A Eminência, A Autoridade, O Soberano,  O Príncipe. Na língua portuguesa o prefixo (αρχὴ- Arché) é utilizado para indicar superioridade hierárquica e importância. Ex: Arcebispo, Arcanjo, Arquiduque, Arquidiocese, Arquirrival.
 Nós já vimos que Jesus é Deus, e se Ele é Deus Ele é eterno, portanto, dentre as traduções disponíveis, o termo que melhor se aplicaria para um entendimento claro e limpo para “Princípio da criação” seria o da tradução Nova Versão Internacional (N.V.I.): “o SOBERANO da criação de Deus” (Ap. 3: 14-N.V.I.).
Conclusão: Eu não posso montar uma teoria em cima de um versículo ambíguo ou obscuro. Se esse está ambíguo ele não pode contradizer os textos que já são claros em si mesmos. Não é um versículo ambíguo que vai destruir toda uma teoria comprovada de maneira clara, limpa e elegante.

4.2.         JESUS É O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO
 “[...] o primogênito de toda a criação.” (Cl. 1: 15).
Esta objeção é apresentada no opúsculo O que a Bíblia Realmente Ensina?[4] (p.41) afirmando que Jesus foi criado por Deus Pai e foi Sua primeira criação.
RESPOSTA- Comentário de (Cl. 1: 15) da Bíblia de Estudo Pentecostal (B.E.P.):
Essa expressão não significa que Cristo foi um ser criado. Pelo contrário, “primogênito” tem o significado que frequentemente lhe é atribuído no AT. “O primeiro quanto à posição”, “herdeiro”, ou “preeminente[5]”. (Êx 4.22; Jr 31.9; ver no Sl 89.27, onde “primogênito” é aplicado à condição de Davi como rei, apesar de não se ele primogênito). Cristo é herdeiro e soberano de toda a criação, como o Filho eterno. (Hb. 1.1,2).

Em (Êx. 4: 22) - “[...] Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.” -  Todo nós sabemos que Israel (Jacó) não nasceu primeiro, o primogênito foi Esaú. Além disso, Deus estava falando da Nação de Israel. Como pode uma nação ser primogênito? Segundo a (B.E.P.): “‘primogênito’ aqui, indica um tipo especial de amor de Deus, e, de comunhão com Ele. Deus reivindicou Israel como seu filho- seu primogênito.”.
Em (Jr. 31: 9) - “[...] porque sou um pai para Israel, e Efraim é meu primogênito” - Sabemos que Efraim não era primogênito, o primeiro filho de José era Manasses. Porém para Deus é diferente. Portanto, nem sempre ser primogênito significa ser o primeiro a ser gerado.

4.3.         JESUS FOI GERADO
 “[...] Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”. (Hb. 5: 5).
Esse versículo é utilizado para Jesus e muitos dizem que ele nasceu, ou foi criado por Deus. Esse versículo é uma citação de (Sl.2:7) e fala sobre o empossamento de um Rei, do Rei e Messias, o Ungido Jesus.
A (B.E.P.) nos diz o seguinte comentário:
 “Te gerei”, traduzido literalmente, é “dar à luz”. Empregava-se em referência a uma mulher ao dar à luz a uma criança, mas também era usada no sentido legal quando um rei apresentava seu filho ao povo ao proclama-lo rei juntamente com o pai. [...]. Aqui refere-se à proclamação pública de Jesus como Filho de Deus. [...]. (Comentário de Sl. 2:7).

Mais uma vez, um texto ambíguo (obscuro) não pode ser utilizado para justificar ou contradizer um texto que está claro e sólido, que é a Divindade de Cristo.

4.4.         JESUS É MENOR QUE O PAI
“[...] vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (Jo. 14: 28)

RESPOSTA: (Fl. 2: 6,7) - Fala que Ele sendo em forma de Deus, esvaziou-se de si mesmo, assumiu a forma de escravo (servo), vindo a ser na semelhança dos homens.
(Hb. 2: 7,9) - Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos, porém foi coroado de glória e de honra por ter sofrido até a morte. Ou seja, enquanto estava na Terra em carne, semelhante aos homens, estava menor do que os anjos e consequentemente menor do que Deus.
(2 Pe. 2: 11) - Os anjos são maiores do que nós em força e poder. E se Jesus fez-se homem ele fez-se menor do que os anjos. Concluindo, tanto homens quanto anjos são menores do que Deus. Se Jesus esvaziou-se de si mesmo, assumindo forma de homem, então estava menor do que o Pai. Pois o Pai é maior do que os homens.
(2 Co. 8: 9) - Jesus sendo rico tornou-se pobre por nossa causa, para que nos tornássemos ricos por intermédio de sua pobreza.

5.     CONTRA O UNICISMO
O meu estudo não foca muito sobre a questão do Unicismo, pois não tive acesso a muitos documentos sobre sua doutrina. Deixarei apenas alguns versículos. Perdoem-me a falta de aprofundamento no tema.
5.1.         O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO PESSOAS DIFERENTES
(Mt. 14.23); (Mc. 6.46); (Jo. 17: 1) - Jesus orava ao Pai frequentemente, ou seja, conversava com o Pai. Isso servia tanto de exemplo para seguirmos quanto para nos mostrar que são pessoas diferentes.
(Mt. 26:36,39, 42, 44); (Mc. 14:35,36,39,41); (Lc. 22:41,42,44,45,) - Jesus ora três vezes a mesma coisa pedindo ao Pai que afaste dele o cálice.
(Gn.1: 26) - Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. O Pai não fez o homem só e não foi apenas à sua semelhança, foi “à nossa semelhança” no plural. Tinha mais alguém com o Deus (Pai) ao fazer o homem: O Filho e o Espírito Santo, pessoas diferentes.
(Jo. 14: 16) - Jesus não é a mesma pessoa que o Espírito Santo, são pessoas diferentes. Jesus rogaria ao Pai e este nos daria outro consolador. Três pessoas diferentes, uma rogando, a outra enviando, e a outra o enviado. Jesus era o consolador quando estava na Terra, mas quando subiu ao céu mandou outro consolador, o Espírito Santo.
(Jo. 16: 7) - Jesus tinha que ir, se Ele não fosse, o outro consolador (Espírito Santo) não viria para nós. Jesus foi para o céu e o enviou. Duas pessoas diferentes.
(Jo. 14:26; 15:26) - Tanto o Filho (Jesus) quanto o Pai nos enviariam o Consolador (Espírito Santo).
(Jo. 5:30; 6:39) - Jesus (Deus Filho) foi enviado pelo Deus Pai.
(Mt. 3: 16,17); (Mc. 1: 10, 11); (Lc. 3: 21,22) - No batismo de Jesus, vemos o Pai falando dos céus: “Este é o meu Filho amado”. Vemos também o Filho já saído da água. E o Espírito Santo descendo em forma corpórea, como uma pomba. Três pessoas diferente participando do enredo do batismo.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Claudionor Corrêia de. Dicionário Teológico. 8. Ed. Rio de Janeiro: CPAD,1999.

Bíblia de Estudo Pentecostal

Credo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

FILHO, José Pereira. Comentário do facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/thalysson.demoura/posts/360982540676576?comment_id=752193194888840&notif_t=feed_comment>. Acesso em: 25 fev. 2015.

Novo Testamento em Grego.

Minidicionário Aurélio

O que a Bíblia realmente ensina?

O que o ministério voz da verdade prega e crê, com base na Bíblia Sagrada. O ÚNICO DEUS. Disponível no link: < http://www.vozdaverdade.com.br/estudos/>. Acesso em: 12 fev. 2014.

PFEIFFER, F. Charles; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário bíblico Wyclifee. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. 1966 p.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

WARFIELD, Benjamin Breckin Ridger. A doutrina bíblica da trindade.





[1] Ver (Ez.33; Ez.3).
[2] Contribuição do Ir. Artur Cledon.
[3]Na minha opinião, eu não vejo nenhum problema com o termo princípio da criação. De maneira nenhuma esse “princípio da criação” me faz pensar que Jesus foi criado, é preciso forçar a barra um pouquinho para interpretar dessa maneira. Mas se desejam insistir nesse ponto, está ai mais um argumento.
[4] Livro de estudos domiciliares das Testemunhas de Jeová.
[5] Preeminente- Superior; sublime; proeminente; nobre; distinto. (Minidicionário Aurélio).

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